Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

sábado, 31 de janeiro de 2015

A Crise da Água em Pauta







MANIFESTO 4


ABUSAMOS DA TERRA A PONTO DE ESTABELECER UM DESEQUILÍBRIO. ENTÃO, A NATUREZA ACEITOU. O BRASIL VIVE UM MOMENTO EM "CHEQUE" INDO PARA "MATE".


Esse é um seguimento meteorológico que deveria ser motivo para Tema de Pós Graduação. O cenário de fundo da Biometeorologia é que esta se encontra pluridimensionada nas condições pelas quais se organizam as condições atmosféricas. Qualquer mudança aos Campos Atmosféricos Magnéticos da Terra influi não só no Clima mas também no aspecto Bio-Elétrico do ser humano.

Até então, o conhecimento da Meteorologia situa-se na quantidade de influenciações dos Campos Magnéticos que encontram-se ligados influenciando o Clima barometricamente e atmosfericamente, com intensidade geomagnética maior ou menor.

Mas, existe uma Influência do Meio Ambiente sobre o comportamento humano, que deveria fazer elenco às demais Previsões Meteorológicas e que no entanto foi contestada, e continua sendo. Porém espero que, a partir destes esclarecimentos, vocês possam ter uma nova e melhor compreensão do lugar (Planeta) em que todos vivemos. Existe um delicado humor retratado entre o Criador (Deus) e o Planeta Terra: "Quais são as novidades?" perguntou o Criador. "Nenhuma. Agora são só dificuldades". respondeu a Terra.

O quanto se sabia sobre o Clima no ano de 1957? Nada! Mas, haviam idéias que foram sendo discutidas pelos Geofísicos e deram enorme impulso a um conhecimento organizado sobre o Clima. Não seria incômodo revelar, como Físico da Alta Atmosfera (aposentado), que nos últimos 22 a 25 anos descobrimos, avaliamos e aprendemos muito mais do que nos 200 anos anteriores, o que permite aos cientistas climatologistas e outros geo-cientistas fornecerem conhecimentos especializados, favorecendo a Europa e Estados Unidos estarem simultaneamente globais e interdisciplinares quanto aos aspectos dessa nova compreensão.

Encontramo-nos em 2015 e, o ano mal começou, vivenciamos a dimensão de uma catástrofe, um estranho horror que se revela a cada momento em que a quantidade do lençol de água doce escapa das áreas de estocagem. Será que o Brasil se tornará um amontoado de cidades moribundas, sem água potável suficiente para irrigar as torneiras? Sairemos da condição de civilização para o pesadelo da desidratação? O próprio governo brasileiro tem uma avaliação do perigo que isso pode acrescentar. Mas não possui o COMO EVITAR.

Se os fatos forem verdadeiros, e parece-me que são, o desmatamento sem medidas da modelação climática que permitia até então a seletividade climática, perturbou de forma irreversível o mecanismo de sensibilidade do Clima, da seca nas bacias, rios e riachos, em sua forma hidráulica. O Brasil, climaticamente está vivendo o maior episódio de evaporação de toda a sua história. Aliás, não existe registro anterior, porque ninguém produzia desmatamento para criar gado.

OK! Digamos que vocês tenham raciocinado: "Mas a ciência descobriu sobre evaporação, condensação e chuva". Sim, isso é certíssimo. Mas insisto, vivenciamos o mais absurdo episódio de evaporação. Estamos, como Planeta, na terceira escala perto do Sol. Quando Astrofísicos e Cosmólogos sem racionalidade mas, num grau surpreendente em pesquisa de ponta realizaram um mapa decisivo, estabeleceram descobertas extraordinárias sobre o Planeta Terra: A superfície em que pisamos é demasiadamente hostil e assustadora para ser entendida intelectualmente e politicamente. Terá que ser entendida como PRIORIDADE UM.             

Os países do Bloco Europeu, Estados Unidos e Países Asiáticos, montaram programas de alta tecnologia para entender essa relação. Menos o Brasil. O Brasil, do ponto de vista climático, gozou de tranqüilidade porque geologicamente e atmosfericamente tínhamos uma extensão territorial de Mata Amazônica garantindo concentrações mínimas de Dióxido de Carbono puro nos regimes climáticos. O solo, guarnecido por intensa vegetação sequer permitia graduais evaporações. Mas, a partir do momento em que se destruiu esse patrimônio sustentador das Estações Climáticas no Brasil, a devastação propiciou o Efeito Estufa. Quando começamos a derrubar, queimar árvores e produzir combustíveis fósseis extraídos do carbono das rochas, não avaliamos ambientalmente. Quando se extrai carbono e recoloca-o na atmosfera como dióxido de carbono, promove-se o efeito estufa. E isso vem evaporando água diariamente. Aquecemos o solo e superaquecemos a Biosfera brasileira que passa isso alterando as Estações Climáticas existentes no Brasil e as bacias hídricas tornaram-se areias movediças absorvendo água somando-se ao efeito estufa que a evapora também. 

Quando sabemos que na história do Planeta Terra tem existido períodos NEGROS para com as espécies que o habitam, Humanidade inclusa portanto, é de todo descabido conjecturar-se que um Governo de uma Nação detentora da maior reserva de água doce do Planeta realizou tantos estragos que condenou seus concidadãos à Inanição por Água. Esbanjamos o loteamento do poder que não mergulhou em Gestões Administrativas ao impacto ambiental. E agora, estamos sendo derrotados pelo Clima. Engrossamos um período negro fora de época.

Li, não sei onde, mas lembro-me da frase: "Para que nos servirá uma casa, se não possuímos um País decente para colocá-la?". Não existe pior catástrofe do que essa. Não ter Água Potável num País que é a maior reserva do Planeta em Água Doce. Isso gera aborrecimentos e explicações não irão resolver os gravíssimos problemas resultantes, uma vez que governos sucessivos realizaram registros contínuos de descuidos e falta de interesse.

Essa crise de desabastecimento da Água Potável, quando entrar em colapso, em grandeza de catástrofe nacional, um extraordinário número de espécies da Fauna e Flora desaparecerá. Como viver regulado por uma extinção? Isso, mais do que evidente, violenta nossa visão do Mundo. Por quanto tempo ficaremos privados de Água? Será que significará também Tempo de Escuridão? Com que tipo de sobrevivência (coisa que ninguém jamais pensou) vamos interagir a cada minuto do dia, todos os dias? Aprendemos que sem Sol não existiria a Vida. Que se acrescente: SEM ÁGUA POTÁVEL TAMBÉM. Mais do que o Sol, a Água afeta a dimensão fisiológica humana, muito mais. Sabemos de forma assustadora e progressiva o quanto essa realidade está se dimensionando em nossa vida, quando nossa cultura não deu, ou não nos deixou perceber quão absolutamente importante é o elemento ÁGUA.

O H2O é tão delicado, tão perfeito, que é a principal dádiva do Planeta Terra. Quando penso que cada ser humano consome cerca de 1 a 2 litros de água por dia, água sem abundância ou escassa resultará num conflito. A população brasileira, sem consumo do recurso Água Potável, também terá uma infra-estrutura progressivamente deficiente, pelo dano à Agricultura, diminuição industrial (quebra da economia com recessão violenta), fechamento do comércio e aumento alarmante da criminalidade. Tudo isso colocando em pauta uma síndrome da Fome por Água. Quem está suportando uma dura falta de água (como agora), já estará pensando como será viver sem água. Os Aqüíferos brasileiros (reservatórios subterrâneos) passam também por metamorfose, e acrescido pelo desgaste de derrubadas criminosas das árvores, perturbamos o solo profundo e aceleramos uma erosão colossal.

Nesse atual momento de Água em baixa, no Brasil, se pensar o problema colocando a solução na chuva, não estará propondo com seriedade.  Não se aplica a uma saída para um fenômeno provocado. São tênues senão escassas as medidas que os Governantes estão dando ao desequilíbrio, arrecadando da população aumento do preço da água quando eles, os garantidores, estão a perder 40% por não realizarem manutenção na própria rede.

Erosão do Solo, sabido pelos Geofísicos, não se trata ou se constitui de um fenômeno recente. É um processo bastante antigo já descrito pelos povos antigos. Mas, quando perturbamos o Solo em locais florestados próximos às Nascentes, Riachos e etc., o que era viçoso e verde terá um processo de erosão acelerando para aceleradíssimo.


O Brasil foi, por seus governantes, sendo cada vez mais negligenciado a ponto de se produzir não um RISCO, mas uma FALÊNCIA no Ciclo da Água. Como o governo do PT encontra-se há 18 anos ininterruptos no poder, entrará para a História como sendo Lula e a Presidente Dilma os responsáveis diretos pela deterioração dos Lençóis Freáticos. No Poder Executivo de ambos respectivos governos, seus funcionários não estavam capacitados para realizar cinturões de Águas. As grandes, senão as maiores Construtoras, quando iam às licitações, diziam que os preços estavam muito baixos e faziam boicote forçando o Governo a elevar o preço. O Tribunal de Contas barrava a princípio mas, lá na frente liberava já com sobre-preço. A quem atribuir responsabilidade pela construção do sumiço das Águas? Não recolheram impostos? Desabem com as chuvas, deixem que as água passem por baixo das pontes. Se é tempestade o que querem como solução, importem as Moções da Índia. Mas por favor, façam valer o que pagamos, com Água.  Aqui fico...           


Participem da Comunidade com Idéias e Debates,
 no Facebook ou no Google Plus

Nenhum comentário:

Postar um comentário