Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

domingo, 25 de janeiro de 2015

A Crise da Água no Brasil



Água...
Quando uma Nação nada
 no raso contra a escassez de 
um líquido insubstituível.


Longe de ser interesse exclusivo dos governos, a Água que goteja na torneira de cada casa é assunto que diz respeito a qualquer cidadão desse país.

O Brasil possui localização geográfica de excelência, o que permite que as moléculas de H2O (esse preciosíssimo líquido) permaneçam assim líquidas em abundância constante. O Clima de algumas décadas atrás permitia que o próprio Ecossistema Integrado não favorecesse evaporação fora do controle e tão pouco congelasse como em alguns países.

Eu acompanho com lupa tudo o que aconteceu com a exclusividade brasileira em produzir descaso na administração dos recursos hídricos. Poderiam, caso os governantes assim quisessem, produzir melhorias nas represas de cada estado desde 2004. O que temos hoje é um ritmo hidrológico que desce o nível dos reservatórios a limites imprudentes.

A crise vai sinalizar colapso para todo o território brasileiro, quando o recuo hidrológico apontar um nível com menos de 10%. Isso impede que as turbinas de todas as Hidrelétricas funcionem. Teremos o colapso. Governo nenhum garantirá legitimidade à democracia, sem água, sem luz, pois não mais existirá uma sociedade conformista. Um governo que, por incompetência, ameaça as vidas de uma Nação sabe e muito bem que reação coletiva vai despertar.

Quando Governantes de uma Nação estabelecem-se perante a legitimidade dos votos para governar e transformam aspirações de melhorias em ambições maiores que a vida de seus cidadãos... se morrer de sede constitui o futuro político social da nação a curto prazo... Que tipo de mentira, dentro de tantas já decorridas por conta da sigla do PT, se desenvolverá com respeito ao comportamento de uma Nação quase sem água? Quantas meias verdades serão ditas por ministérios diante de um cenário que canaliza apenas gravíssimos problemas interligados na ausência de água e paralisação no fornecimento de energia elétrica? Que discurso político ouviremos quando os reservatórios em quaisquer estados do Brasil chegarem aos patamares de menos 10%? Que solução vai surgir de um governo que por hábito apresenta um elenco de escândalos legados à impunidade?

A maneira como os brasileiros são tratados nesse país onde o próprio governo possui um lado B escuro, torna necessário que a Nação unida conclame para uma mudança. Chega de pressupostos. Chega de blindagem política, chega de articulações, chega desse velho sistema marcado por alianças contrapostas ao bem comum da Nação. Um governo não pode quantificar tantos erros sem avaliar o tamanho da complexidade em escândalos gerados.

É hora de Dante e Virgílio visitarem o inferno que nossa sociedade logo-logo vai se tornar, sem água. Estamos ainda de modo lento vivenciando a trágica mudança. A Nação está ficando sem água e isso torna a dimensão do problema num só contexto quando se agravar nos 10%, 9% e menos por cento: num aborrecimento de vida ou morte e em acontecimentos sociais sem precedentes, diria além de nossa imaginação. Não haverá caminhões-pipa, sequer escoltados; pois até os carros necessitam de água para funcionar.

Recomendo que leiam o livro de um Urbanista Americano, Michael Klare,  The Race for What’s Left (A corrida pelo que sobrou). Creio que ali encontra-se a Cartilha de Sobrevivência para a época onde nenhuma "Maria vai levar lata d'água na cabeça".  

Não existe resposta de governantes que não são sérios e que nos fizeram, ou melhor, tentam nos fazer de palhaços  marionetes quando falam de propostas para acabar com o clima árido. Toda baixa radical do lençol freático em nível nacional já é motivo para existir perigosos conflitos. A ONU terá que avisar aos brasileiros:
"Não recomendo mais que usem 55 litros de água per capita/dia".  A compreensão agora é por cada um. A preservação da vida humana sem água deixa de ser assunto de governo e passa a ser de cada um. Defenda-se como puder. Racionar água será uma adoção que não existirá. As anormalidades crescerão para a produção de alimentos. Isso ditará um abusivo aumento dos preços de gêneros alimentícios.

A situação se agravará em 10% e estamos nos encaminhando para esta pontuação. Nenhuma região no Brasil se re-normalizará após cair em 10%. Os riscos são tantos, com impactos ambiental e humanos severos.

Fiquem alertas aos apagões. A princípio será por horas; e quando remanejam energia através das linhas de transmissão. Depois, esses apagões serão por semanas, meses... A questão não será a visão política de prejuízo a todo um mercado até então produtivo; mas, a ruptura desumanizadora da economia destruindo uma Nação. Adeus ao status que serviu de aparência às ambições.

Creio que a extinção das moléculas H2O em sua ambivalência trará transformações aos seres humanos envolvidos. Todos indistintamente vivenciarão um paradoxo através da necessidade de sobreviver a todo custo caçando água. Para outros, será o momento em que o mesmo paradoxo os faça vivenciar aspectos transcendentes através de uma mudança da chave consciencial. Essa crise hídrica perpetuará aos governantes a hipocrisia com que trataram a vida humana. Reflexionem sobre isto.  Aqui fico. 




          

Nenhum comentário:

Postar um comentário