Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

domingo, 5 de dezembro de 2010

AYURYOGA



Núcleo Maha Vidya de Yoga


Educando-lhe no essencial


Instruir saberes em respeito a outro ser humano já atento a um melhor entendimento em áreas da vida, como a saúde do corpo, se faz digno. Muito mais ainda quando a percepção da consciência interage na experiência imediata de uma aula de Yoga focada também no estudo da Ayurveda. Yogaterapia e Ayurveda estruturam Ayuryoga em metodologia única ao complexo sistema energético que é o Corpo Humano e fora dele.

Cada corpo humano reúne, na superfície da pele, incontáveis pontos de energia em um constante intercâmbio com tudo que nos cerca. Nem sempre, os dados científicos, que nos qualificam como uma estrutura sólida e estática, são suficientes para abalizar o corpo humano. Sem mudança interior não há melhora nas três manifestações do ser: corpo, mente e alma.

Quais são os limites reais do envelhecimento? Até quando um ser humano consegue, fisicamente, viver? Como driblar doenças cardíacas, artrite, reumatismo e problemas neurológicos como Alzheimer e Parkinson?


BEM VINDO AO MUNDO DA AYURYOGA


Testes clínicos foram realizados em diferentes lugares: Instituto de Doenças Cardiovasculares da Universidade Colúmbia de Nova York, pelo Dir. do Instituto, cardiologista Mehmet Oz; Dr. César Devesa, pesquisador do Instituto do Coração (INCOR) São Paulo; Psicólogo José Roberto Leite, coordenador da Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo; Cardiologista Dr. Herbert Benson da Universidade Harvard, autor do livro (já traduzido) Medicina Espiritual _____ O poder essencial da cura ______ Editora Campus; Psiquiatra Dr. Joel Rennó Jr. da Universidade de São Paulo. Estes profissionais, entre tantos outros, mostraram que a metodologia Ayuryoga faz relaxar o organismo por liberação de uma substância, que atua no cérebro, chamada Cerotonina.

De acordo com um número maior de pesquisadores, a velhice é causada por falhas no processo de renovação celular. Os problemas da rotina diária alternam mudanças repentinas de humor, dando espaços aos desequilíbrios, além de uma combinação de fatores favorecendo o envelhecimento precoce. No corpo humano, cada célula é substituída entre 30 e 50 vezes ao longo da vida. Nesse ponto, a ciência da Biologia Humana Ocidental gerou estatísticas de que fatores químicos e genéticos provocam defeitos na produção de novas células. Quando um número de células fica defeituoso, chega, o ser humano, na fase da senilidade e, nela, um dos maiores riscos é o comprometimento cardiovascular. Avaliação devastadora.


Existe uma teoria que foi comprovada cientificamente para a prevenção do envelhecimento que é a restrição calórica. Uma dirta equilibrada em nutrientes, fornecida em dose 60% inferior à ideal, diminui a velocidade dos processos que danificam as células com o passar das décadas no corpo do ser humano. Comer menos, como oficializa a ciência, ativa o sistema imune; depois, a restrição calórica evitaria o excesso de peso, devido ao desgaste, e o estrago do organismo com a digestão seria menor.

Mas, para se obter os benefícios, o consumo terá de ser drasticamente reduzido a apenas 800 calorias por dia, o que é praticamente impossível.

A restrição calórica, como pesquisa, não descobriu como tal limitação alimentar funcionaria na diversificação do metabolismo basal dos seres humanos. Drogas, a partir dessa pesquisa, foram desenvolvidas como facilitadoras ao consumo calórico. Anfetaminas (que diminuem a fome) e seus derivados, os anorexígenos (inibidores do apetite), surgiram no mercado como remédios para emagrecimento. 84% em cada 2 mil mulheres tomam com freqüência remédios oficializados para emagrecimento, é o que revelaram os estudos da psicofarmacóloga da UNIFESP, Solange Nappo, sobre a Imposição da Estética da Magreza. Hoje, existem no Ocidente doenças como a Anorexia e a Bulimia. A primeira restringe exageradamente a alimentação, bem abaixo das 800 calorias/dia; na segunda, a mulher é compulsiva: come demais para, em seguida, fazer indução ao vômito. Além disso, os medicamentos substanciados com anfetamina desenvolvem efeitos colaterais nocivos e geram dependência.


A vitalidade do organismo e as causas das doenças são entendidas pela Ayurveda através do modo de viver do ser humano (depressão, ansiedade, insônia) associado à alimentação.

Segundo o endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo, Dr. Alfredo Halpern, 5 em cada 10 pessoas, no Brasil, consomem regularmente colesterol. Quais, portanto, as medidas profiláticas de cuidado e manutenção ao envelhecimento precoce e, também, da ampliação de duração da vida, acrescentando ao fantasma do envelhecimento a saúde, disposição, flexibilidade e tonicidade muscular?

A Ayuryoga entende, inicialmente, que todo declínio biológico, embora seja um processo inexorável, não necessita ser devastador, mas, se esbarra no caráter insatisfatório da condição humana.

Médicos e Instituições Hospitalares do mundo ocidental documentam uma certeza: 64% desta parte do Mundo vivenciam esgotamento nervoso (dados da OMS – 2007/2009). E esses profissionais de saúde apóiam-se mutuamente numa visão unidimensional, focalizada apenas na parte corporal. A Medicina Ayurvédica, entretanto, vem, em 9 mil anos de existência, acompanhada de uma visão mais integrada do ser humano, associando corpo, mente e espírito, devido a uma profunda compreensão dos princípios originais da vida humana. Associada a ela está o Yoga. Ayurveda e Yoga trabalham em linha desse princípio que é o da visão do corpo como consciência; ____ Abordagem única para trabalhar com a força original da vida ____ a Alma.

O Núcleo Maha Vidya de Yoga se contempla numa bênção em ser chamado a uma vida de serviço compassivo nas Artes Naturais de Cura; assumindo responsabilidade pessoal por realizar sessões de Yoga contemplando o evolutivo e o espiritual em cada aluno, capacitando o mesmo a assumir responsabilidade de sua consciência para a preservação da saúde de seu corpo.


A Ayuryoga trabalha com uma combinação de técnicas psicofísicas objetivando eliminar traumas da memória celular do corpo e promover clareza mental do aluno para consigo mesmo. Não se trata de uma abordagem amadora. Nossa prática formula-se na Sabedoria Antiga da Índia e baseia-se nas revelações e ensinamentos Vedantas, Ayurvédicos e do Yoga.

O primeiro passo para se retardar o envelhecimento biológico ____o mais importante passo____ é se tornar consciente da própria existência. É daí que se abre o caminho para a escolha consciente do rumo que se deve dar à vida. Sem iniciar transformação interior, qualquer terapia de rejuvenescimento abalizada pela ciência como recurso eficaz, tenham-na como uma constatação empírica. Enquanto a mente não sinalizar equilíbrio e serenidade, enquanto houver funções reprimidas dentro do organismo humano, viveremos vida tensa, contraída.

As pesquisas conduzidas por médicos que adotaram a Ayuryoga como linha auxiliar de alguns tratamentos indicam que 10% das consultas médicas foram evitadas. De forma geral, a Yoga já faz parte do cardápio médico como Terapia Complementar.

Toda tensão, num corpo, afeta, depois de um tempo, vários grupos musculares, funções cardíacas e respiratórias. Nessas situações ocorre uma espécie de revolução interna e o organismo começa a trabalhar de um jeito desorganizado.

Aliada ao Yoga encontra-se a Massoterapia Ayurvédica. Na técnica Abyanga, a inclusão de ervas e óleos aquecidos, ao massagear o corpo estressado, atua ativando o sistema nervoso parassimpático que passa a estimular as sensações relaxantes de forma quase imediata. O organismo, ao sinalizar o processo, deixa de funcionar em estado de alerta reduzindo o ritmo cardíaco e a tensão muscular.


Boa parte dos benefícios da Ayuryoga também se processa ao funcionamento do sistema nervoso simpático; e as técnicas de respiração fazem uma espécie de massagem no sistema linfático responsável pelo transporte das células de defesa do corpo e pela limpeza dos dejetos produzidos pela atividade celular e outras impurezas.

O ponto comum entre o corpo físico e o mental é o AR. No físico, a respiração, quando bem dimensionada, faz a renovação da circulação, cuja finalidade maior é irrigar os órgãos utilizando-se da rede arterial/venosa. Toda dificuldade psíquica compromete a saúde física. Tensão tornou-se um componente psíquico natural da existência moderna. Mas, quando uma tensão não encontra saída, não se dissipa, ela compromete o equilíbrio físico-mental.

Na acupuntura, problemas nos rins são ligados ao medo; no fígado, à raiva; nos pulmões, à tristeza. Quando o corpo encontra-se submetido a muita pressão, libera uma grande quantidade de adrenalina e cortisol, que aceleram o coração, elevam a pressão sangüínea e deixam os músculos contraídos. Com a manutenção do quadro de tensão, a saúde do corpo cai. No cérebro, o centro que controla a respiração está localizado ao lado do que regula as emoções. Daí, os asanas praticados numa sessão de Ayuryoga se integrarem ao pranayama. Ambos tonificam o corpo, pois se refletem na organização interna do ser humano. Uma respiração profunda, solicitada num asana, viaja pelas ondas mentais prânicas equilibrando e fortalecendo o sistema nervoso, induzindo a mente a sentir serenidade.

A prática ajuda o ser humano a conduzir sua atenção mais consciente ____naquele momento____ individual numa sessão de Ayuryoga, para dentro do campo de energia interno do corpo. O corpo humano, sendo preenchido pelo asana, torna-se um caminho, um ponto de acesso à vitalidade e às profundezas do momento presente.

É de suprema importância que alunos do Núcleo Maha Vidya se conectem, a partir de nossas instruções em aula prática, com eles mesmos, tornando-se conscientes de que seu corpo está vivo. É necessário que desenvolvam a habilidade de sentir seu corpo interno. Ampliar nossas percepções sensoriais é uma bela maneira de estar nesse mundo.

Durante 9 mil anos os ensinamentos originais do Jainismo vem dando ênfase a uma anatomia secreta e espiritual. Uma parte foi revelada e dela faço agora um esboço. O corpo humano possui 88 mil centros de energia; 30 são considerados suficientemente importantes para serem mantidos secretos e apenas 7 tornados públicos. Estes últimos são as sete glândulas endócrinas cujos hormônios, por elas produzidos, regulam todas as funções corporais. Se todos os tipos de danos às células (mutações, envelhecimento precoce e morte celular) são causados por processos químicos no corpo, para se reverter e reparar tais danos, a solução encontra-se na respiração profunda ____ BHASTRIKA Pranayama. Esta consiste em sentar no solo, pernas entrelaçadas ___Padma-asana___ postura confortável, coluna ereta com o topo da cabeça alinhado. Então, lentamente, inspira-se dilatando o abdômen (como se ele fosse um balão), reter o Ar por alguns segundos. Total concentração e olhos fechados, de preferência. Depois, expire esvaziando o abdômen. O ciclo se inicia e repete-se lentamente para, depois, ritmar em respirações rápidas e vigorosas. Executando-se o processo por 15 minutos todos os dias, fortalecemos o sistema nervoso e, pela profundidade com a qual inalamos o Ar atmosférico, ajudamos o organismo a liberar toxinas.

Outro procedimento que, com freqüência, realizamos com os alunos do Núcleo de Yoga advém da técnica do Mestre Srî Vijayananda de Benares, chamada de Kaya Kala Sanjeevani Kriya ou Rejuvenescimento do Corpo. Este procedimento consiste em espremer o sangue e os fluídos linfáticos estagnados, encharcando a região com sangue ou fluídos oxigenados, permitindo ao corpo, até então maximizador de efeitos nas funções glandulares, reutilizar-se dos nutrientes “travados” de que precisa.

Como professor responsável pelas aplicações da terapêutica, da cinesiologia e da fisiologia no desbloqueio energético da coluna vertebral, tenho grande interesse pelas posturas de inversões, especialmente as que criam trava de queixo, espremendo o sangue velho da área das glândulas tireóide e paratireóides. Permitimos que os alunos permaneçam, por até quatro minutos, no asana e, nesse tempo, aprimoramos sua atenção ao que estão realizando. A sessão de Ayuryoga, nesse momento, se ambienta num silêncio único. Quando toco o sino para saírem da postura, desfazendo a trava, a região do pescoço é banhada por sangue fresco, beneficiando a circulação na mielina que envolve as células do cérebro que, por sua vez, atinge um pico na produção de mielina, o que favorece em 100% as conexões entre neurônios e rejuvenesce as glândulas. Somente o restabelecimento da circulação da energia da vida, o PRANA, pode desfazer as couraças tensionadas do corpo físico.


Rejuvenescer significa, primeiramente, livrar o corpo das células indesejáveis e estragadas. Células carregadas de enzimas (tóxicas), formalizando paredes cobertas de proteína dura, não poderão prosperar num ambiente oxigenado. Pranayamas diários, em cada sessão de Ayuryoga, farão o nível celular adquirir mais oxigênio para destruir células não saudáveis.

Botox, Lifting, Preenchimento, Laser, Injeções do Hormônio de Crescimento (HGH), Ácido, Colágeno, Peeling e Cirurgia Plástica, realmente, combatem os sinais do tempo, mas, não fazem a limpeza e abertura dos canais de Energia Vital. Não priorizam flexibilidade, tônus muscular e tão pouco proporcionam equilíbrio externo e interno. Não preparam o ser humano para uma velhice saudável, não o instrui na melhor forma de desenvolver e aprender a lidar com sua própria energia. Aprendi, como professor de Ayuryoga, que cada aluno tem que buscar a sua essência; encontrar a brecha onde se manifestam nossas atitudes emocionais de declínio, devido a existência humana viver numa época menos acolhedora à Paz e mais complexa ao bom empenho do comportamento saudável, o que nos torna um descontente patológico autodestrutivo e destrutivo quanto aos efeitos de nossas ações sobre outras pessoas. Portanto, tudo que não for antagônico deve ser assimilado.

Se tudo o que fazemos influencia o rendimento de nossa saúde, a Ayuryoga, após algum tempo de prática, permite ao praticante reconhecer qual é o seu vício psicológico numero um. As emoções negativas aparecem no cérebro como traços de caráter e de comportamento. Incluir ao corpo a Ayuryoga, Massoterapia Ayurvédica e Meditação Transcendental, constitui os primeiros passos para uma transformação física, mental e espiritual.

Um dos estratosféricos erros provenientes do dogma neurocientífico, estabelecia que as conexões neuronais cerebrais ativadas durante a infância permaneciam fixas até a morte do ser humano. Embora hoje, tal afirmação se faça superada, a medicina Ayurveda já reconhecia que os neurônios se modificam até uma idade bastante avançada, tanto em estrutura quanto em funcionamento.

Pessoas que conduzem um “estilo de sentimentos positivos”, superando mais rapidamente suas emoções negativas, possuem um córtex cerebral esquerdo mais ativo, reforçam o caráter e estruturam melhor e saudavelmente seu comportamento.

No trabalho do Ayuryoga, o cérebro é transformado em sua estrutura funcional; os circuitos neuronais mais usados se expandem e se fortalecem, enquanto que pessoas tensas os encurtam e enfraquecem. Daí surgirem traumas vasculares, doenças degenerativas e auto-imunes. Esse é um ponto pouco compreendido a respeito da vida que cada ser humano leva.

As tensões típicas de uma existência vivida na modernidade das cidades médias e grandes estão produzindo estados mentais neuróticos, doenças oportunistas e colapso nervoso. Como vivemos a Era da Eletrônica, procurem entender que a biologia humana dos dias atuais se comporta como um software que precisa de uma manutenção urgentíssima. Pois, viver é um exercício contínuo de superação.

O Núcleo Maha Vidya de Yoga trabalha atrelado ao conceito de cura. É perfeitamente viável o reequilíbrio do organismo mesmo que afetado por excesso de radicais livres. Conheça-nos e utilize-se do que já revela nossa sabedoria quanto à saúde humana.  Namaskar!





Srî Vidyacharanasampanaananda








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário