Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Um Tema para sua Reflexão



A Tarefa de cada Ser Humano é
Espiritualizar a Si Próprio





          Em certas vidas passadas adquiri, pela observação, pelo estudo e pelo raciocínio que surgia após cada prática de treinamento Esotérico Espiritual, a constituição do meu Grau de Disciplina com a sabedoria humana. Compreender para além do entendimento usual, comporta a transformação da lógica formal, orgânica, para uma outra mais profunda onde a intelectualidade se retira e a consciência autêntica surge. Daí, a Bíblia explicitar (em AP 21,1):  "A Nova Terra e o Novo Céu".  Os estudos fizeram-me bater à porta do caminho da Personalidade Evolucionária. Geralmente, ela será aberta a todo ser humano que conquistou amadurecimento, rompeu limitações da sua natureza inferior e venceu crises mundanas.
          Foi em uma dessas idas e vindas que, ao reencarnar no Brasil, como filho único de um Grão Mestre do Grande Oriente, logo cedo reaprendi a compreensão sobre a importância da força vida física pelo nível espiritual. Já pertencia, mesmo aos meus nove anos de idade, aos que faziam parte do lado de dentro da porta. Uma vez que tenhamos visto e entendido a "Luz", não se pode mais ignorá-la completamente. Daí em diante, um ser humano assim iluminado poderá produzir pensamentos argumentativos. Deixa-se de estar subordinado ao intelecto. Fiz, no Colégio Americano Batista de minha cidade natal (...), o Curso Primário em uma única manhã. A passividade completa das sucessivas professoras que me submeteram a responder as perguntas de cada classe que, para mim, revelavam-se metódicas e fáceis. Lembro-me perfeitamente que, ao sair de tantas questões ofertadas no "Quadro Negro" pelas mais diferentes professoras, era como que saísse de um mergulho em Luz azulada e lilás. Eu detinha ali a linha direta da resposta certa. Ultrapassei o intelecto de um menino de minha idade porque tornei-o superativo. Não sei como mas, para aquele momento eu fiz. Sei que fiz. Hoje compreendo que a inspiração contínua empregada em resolver questões culturais básicas no banco escolar, permitiu o amanhecer de meu lugar no universo e dos espetaculares poderes adormecidos que possuímos, inclusive a flexibilidade e a transcendência de que somos capazes.
          Os anos que se sucederam em minha vida foram dedicados ao desenvolvimento interior. Minha desperta luz esclarecia-me que só encontraria mais e mais da verdade sendo viajante da minha própria profundidade. Entreguei-me. Pois, minha consciência sintoniza ter sede de luz. E como todo corpo humano é vapor materializado pela luz do Sol, entrei num período de grande continuidade e auto-realizações.
        Avalio minha auto evolução pessoal a partir da Escola Primária, que deu-me a leveza necessária ao valorizar o ilimitado da minha compreensão, em relação ao outro lado da educação em massa. As escolas municipais públicas, em sua forma bastante simplória, criando uma infância modestamente alfabetizada, priva o surgimento da produtividade do gênio. O aprendizado proposto hoje não aciona o potencial que, de repente, acionou na mente de um aluno sua inteligência expandida; e quem sabe, a um estado alterado de consciência? Infelizmente, o professor executa uma mera escolarização, com progresso controlado, ênfase ao analítico, ao linear e ao compartimentado. A escola ensina o determinado em processo de mão única, o que dificulta o gênio que busca crescimento e intui pelo conhecimento que já tem dentro de si. Sei que o maior de todos os distúrbios da aprendizagem concentra-se no professor que usa a cegueira de seu padrão de ensino metodológico educacional, incapacitando-o de detectar significado para com aqueles cérebros que já vivem, sem saberem, com níveis múltiplos de realidades.
          Esse é o ponto crítico, que quero ressaltar, onde seres humanos com supressão superativa do intelecto enfraqueceram o discurso da Espiritualidade Iluminadora. Em alguns casos atrofiaram milhares de aprendizes de gente que, por não serem educados através da verdade que ilumina, mas por artificialismo piegas, ficaram mais ligados à terra do que aos "Céus". Por detrás do ser humano absorvido por tudo que é instável há um outro, dentro dele mesmo, amplo de compreensão. Mas, por possuir uma desorganizada psicologia, este segundo ser encontra-se imperceptível. Todos somos duas pessoas. Uma se adequando vivencialmente nos aspectos mundanos e a outra existindo fora da vida cotidiana. Assim é que vestimos muito mais o ser humano vulgar, pretensamente homo sapiens, do que aquele outro, produto de uma consciência desperta. E enquanto não aprendermos a pensar direito, o lugar que passamos a ter na vida é significado direto daquilo que no passado realizamos. Porém, o que terá que acontecer dependerá de rompermos com a antiga ignorância, ou permanecermos na indolência mental.  Ninguém, ao nascer, recebe um mapa guia que possa explicar os labirintos psicológicos ou permita que se contemple atalhos emocionais. A ordem prática rotineira do viver cotidiano está na conduta. Não é, a Ciência da Verdade, a nutrição que a Alma necessita? Então, o ser humano passa a ser, ele mesmo, o próprio criador de seu Céu ou de seu Inferno. Simples assim. Tenho constantemente ensinado em minhas aulas de Yoga, filosofando aos alunos, que todo ser humano que encarna nesse mundo físico, o faz com uma missão específica, um propósito básico e uma inclinação para caminhar experimentando vários caminhos ou um só.




          Tudo aqui foi dito na integridade de meus propósitos para com aqueles que buscam a Verdade, sem passividade, doutrinamentos ou por qualquer Pastor que enclausura consciências indagadoras, esculpindo-as na debilidade de ser ignorante de si. Reiteradas vezes combati os que adotam dogmatismo, manutenção de crenças e consolações estéreis que, disfarçando sua cobiça de muito ganho econômico no formato religião, fornecem orientações bíblicas dúbias, sem escrúpulos. Minhas palavras, ao longo dessa reflexão, se fazem sem superstições, estreitezas ou contradições. Mas, descrevem um sentimento que revela à reflexão do leitor suas possibilidades mais elevadas. Consciência é a palavra chave para que você possa ser você mesmo.
          Concluo que não poderemos entender o Plano Dimensão ou o Lugar Situação que é a Terra, só pelo intelecto científico. Se a Ciência teme colocar Deus em suas equações, adote-O você.   Aqui fico...




Swami Shrí Vidyacharanasampanaananda


Nenhum comentário:

Postar um comentário