Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

domingo, 30 de outubro de 2011

PALAVRAS DIRIGIDAS AO SEU INTERIOR


PREFÁCIO À MEDITAÇÃO...



Estas palavras nasceram do fundo 
do meu silêncio.

             Em regra geral, o ser humano encontra-se agarrado numa auto-imagem. Possuímos ídolos; estamos sempre querendo resultados. Nossas emoções não aprimoram as percepções sensoriais e vivenciamos diversas sensações, tornando-nos apaixonados, felizes, infelizes, inquietos, decepcionados, desequilibrados...  A grande verdade é que não assumimos uma posição em que abandonemos uma desnecessária quantidade de perturbações e um outro tanto que colecionamos de padrões acumulados: inveja, ódio, preocupações excessivas.
Criamos, sem saber, sem sentir quase sempre, uma apatia debilitante, uma desordem emocional, uma depressão. 
             O tempo todo, a estrutura de uma sociedade, por mais moderna que seja, silenciosamente leva cada ser humano a agarrar-se a fardos de emoções mal digeridas, e por ele próprio criadas, com as quais constrói seus preconceitos. Raríssimos são aqueles, em meio a tudo isso, que estão assumindo posicionamento para transcender sua atenção sensorial, intelectual, conceitual, focalizando-a para além da consciência. Transcender o "ego"... Transcende-lo é não ter mãos, pernas, braços, olhos; é transcender todo o lixo da consciência que nos empurra para baixo, ou melhor dizendo, para um estado físico-mental-psicológico inferior. Sobretudo o estado mental que, em 99% das vezes, debilita o equilíbrio físico. 
                 A medida que vivenciamos, com maior profundidade, quem somos, veremos que possuímos um lado interno mais elevado, que não adoece, não se deprime ou expressa emoções infelizes. Quando somos apanhados pelas armadilhas das expectativas e perspectivas da existência, aprendemos a lidar com o outro através das decepções. Isso é bom? Isso tem sim um lado bom. Porque é a única maneira com a qual você sinaliza seu despertamento. E a vida, de uma maneira geral, com certeza, a cada ser humano vai ou já está proporcionando boas quantidades de decepções. A vida não é uma caso de amor com relação a você. O maior erro, a maior insensatez do ser humano é o de viver a vida sem usufruir os benefícios da compreensão espiritual. 
                O Núcleo Maha Vidya de Yoga sugere a cada um faça uma experiência com os seus pensamentos e com as suas reações. Se estivermos deprimidos, aborrecidos, ou algum outro estado emocional qualquer, podemos nos permitir mudá-lo imediatamente. Saindo da  delimitação da emoção de desenvolvermos a atenção em primeiro lugar, então, encontraremos dentro de nós ___ lugar ___ correto, que precisamos conhecer para sabermos como ir além da ideia preconcebida do que somos. O desafio é Meditar. Mantendo aberta sua atenção, expandindo o que em você existe de melhor, aberto e equilibrado. Criamos fantasias. Meditemos agora para nos transformar. Transcender o nível do nosso modelo de pensamento.

                                         Paz!  Om Shanti! 

                        Shrî  Vidyacharanasampanaananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário