Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADES


INCRÍVEIS HALOS SOLARES:

               Ontem, 16-fev-2011, em Kittilä, Finlândia, Sauli Koski, fotógrafo, assistiu a uma exposição breve, mas inesquecível, quando brilhou o sol nascente através de uma nuvem de cristais de gelo na manhã de inverno. Felizmente, ele estava com sua câmera:

                            

         "Estes foram os melhores halos de gelo que eu já vi", diz Koski. "Eles ficaram lá por apenas cerca de 10 minutos e depois desapareceram. Que delícia!"

                           

                    "Era uma jóia de um display de halos", concorda o especialista em óptica atmosférica, Les Cowley. "Koski viu pelo menos 13 arcos diferentes. Alguns, incluindo dois tipos de arco Parry, são raros; mas, três arcos, o Helic, Parry arco supralateral e Moilanen arco são extremamente raros. Consulte o site  http://www.atoptics.co.uk/halo/pyrpars   para conhecer mais a respeito destes fenômenos.  Com a chegada do inverno aproximando-se, agora é a hora de halos em circulação.


                 "A Finlândia tem tido uma série de halos elípticos, ao longo dos últimos dias, produzidos por cristais de gelo em precipitação de nuvens baixas. "Aqueles fotografados por Olli Leivo são soberbos", diz o especialista em óptica atmosférica, Les Cowley. "Halos elípticos são raros e nós não entendemos como eles são formados. Uma teoria popular é de que os cristais hexagonais em placas, com terminações piramidais muito contundentes, os  fazem.  Mas as simulações ray tracing com estes cristais não  reproduzem detalhes do halo corretamente. Alem do mais, esses cristais são fisicamente irreais, pois as facetas do cristal seguem linhas de átomos na rede cristalina; as terminações piramidais contundentes,  não. O mistério permanece."


Raios Finlandeses

Nenhum comentário:

Postar um comentário