Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

sexta-feira, 15 de março de 2013

CARTA ABERTA - ENSINAMOS YOGA COM SERIEDADE E RESPONSABILIDADE


Núcleo Maha Vidya de Yoga
YOGA CIENTÍFICA COM SABEDORIA
C.N.P.J: 14.935 509/0001-67




CARTA ABERTA

Se não souber ensinar um Bom YOGA,
 deixe que outro, mais preparado,
 possa fazê-lo.


                  Importar Filosofias e Práticas de uma civilização distante no tempo e no espaço, implica sempre dispô-las a forçadas adaptações aos valores culturais dominantes. Sem uma compreensão metafísica do quanto se vem refinando prática e filosofia, incorrerá no grave erro de deturpá-las no que elas se compõem de essencial e puro. Um exemplo: a Meditação se reduziu a meros conceitos explicativos para ser servida ao imediatismo consumista ocidental.
             Para que a Meditação faça-se utilizada adequadamente, é necessário que o professor tenha experimentado o método, obtendo resultados, e venha passando adiante para muitos, que aprendendo, tenham os mesmos resultados. Por intervir em aspectos do organismo humano nas atividades funcionais, é útil lembrar o que é refutado no Yoga em seu todo:
                 
* O desconhecido, ou negado pela ciência ocidental,sobre os Chakras, a Magna Obra do Corpo, relacionados com as glândulas endócrinas .

* Os Sistemas de Energia, ou a Rede de Canais da Energia Sutil (Nadi), que sustenta a força vital no corpo físico.


Portanto, só será possível uma montagem de compreensão metafísica se um professor gabaritado colocar, ao entendimento dos praticantes, o conhecimento da contraparte imaterial do corpo. Mas, se em vez disso, um professor superficializar conceitos vagos e inoperantes à prática, esta não produzira o equilíbrio energético necessário.
                  Quando se monta um Estúdio para execuções de Yoga e nele permite gratuidade ou formato de pagamento cujo valor da "retribuição seja determinado pelo próprio aluno", a barganha torna o projeto, polêmico. Por outro contexto, quando um professor estudou pessoalmente com os portadores da linhagem de Krishnamacharya, como os Mestres Pattabhijois, B.K.S. Iyengar e Desikachar, tendo escrito nove Livros, ministrado Palestras, Cursos e Seminários, além de ter um profundo conhecimento de Anatomia e Fisiologia própria ao Yoga, complementado com um Núcleo de Yoga atuante por nove anos no mesmo local, é impossível apresentar toda uma estrutura física com cenário construído para o bem estar dos praticantes, em área climatizada das 07 às 21 horas, sem existir um custo formal, e ao invés de uma remuneração justa, um retribuição determinada por qualquer um que entre no Núcleo, sem nenhuma avaliação, e faça a prática. Quem assim procede com Yoga em Rio das Ostras, encontra-se munido de um conhecimento parcial e incompleto; não produzindo um bom Yoga.
                Algumas considerações são importantes na hora de escolher um local para realizar a prática do Yoga. A mais importante será "Com quem?".  Qualquer um que tenha estudado Yoga e não possua compreensão, a partir de si mesmo,  para transmitir os Oito Passos de Patãnjali, não poderá atingir os objetivos ao ensinar ou repassar a técnica. Depois, o quanto da prática de asanas  já evoluiu paralelo ao conhecimento de anatomia e fisiologia de quem ensina?
                 Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada ensinava que "profissão sem conhecimento é sentimentalismo e conhecimento aplicado sem prática é simples especulação mental seca".  Sequer um serviço devocional que, valendo-se de uma idéia precoce sem um laboratório para se avaliar resultados a médio prazo, não trará resultados à sensorialidade humana porque não se trata de um verdadeiro Yoga. A plataforma material que se construiu como Estúdio de Yoga, enredadamente "Para todos", não desenvolve técnicas de grande alcance do "Ar Vital" aos cinco sentidos, por ser só um marketing tentando buscar espaço em Rio das Ostras, na forma errada de condução quanto aos propósitos da livre concorrência. Quando um pseudo instrutor de Yoga busca ensinar asanas, mesmo que a retribuição seja (financeiramente) determinada pelo aluno, produzirá Yoga imperfeito aos praticantes e não refreará suas mentes inquietas e instáveis. Uma boa técnica de Yoga saberá como, em 58 dias, disciplinar atividades mentais nos praticantes com histórico de eletro-estresse. É necessário que a sociedade, num todo, deposite mais interesse no bom Yoga: aquele cuja bagagem tenha estrutura empresarial compatível de fiscalização, uniformização de horário e metodologia de práticas (asanas) escalonadas numa abordagem científica, resgatando, pelas técnicas, a originalidade quanto a uma boa síntese oriente-ocidente. Essa é a condição essencial para se transmitir a grande mensagem.



O Núcleo Maha Vidya de Yoga, com estrutura empresarial, sempre aberto para visitação pública, com Cursos, Seminários, Palestras e venda de Livros Próprios, é um espaço em Rio das Ostras, participando da vida da comunidade há nove anos consecutivos através do conhecimento, Yoga Com Sabedoria.

Curso de Meditação


  
Seminário sobre Meditação


      
Palestra sobre a Morte  

                         
 Curso Livre de Instrutores de Yoga


LIVROS:















      






Primeiro Grupo de Meditação Ativa por Imersão
Projeto do Professor Marcus Antonius
(Shrî Vidyacharanasampanaananda)

                Esse texto representa um sério depoimento (visitem nossos endereços) sobre um gradual e sistemático trabalho que vem evoluindo a cada ano. Repudiamos todas as versões vulgarizadas do Yoga, reduzidas a um simples sistema paliativo. Nossa dedicação é dirigida ao ensino do Yoga Original. Acreditamos, pois assim ensinamos, que os nossos praticantes que aprenderam a dominar a mente em 50%, estão hoje sendo donos de si mesmos porque assimilaram, pelo método do Yoga que produzimos, como decompor cada idéia e cada coisa, estando portanto melhor integrados na realidade em que vivem.  
                     
Aqui fico...


OM. TAT. SAT.

Shrî Vidyacharanasampanaananda
(Professor Marcus Antonius)


                       Nossos endereços eletrônicos:

                  Loja Virtual  -  www.vidyacharana.com
                             Blog  -  mahavidyayogaereflexoes.blogspot.com
                     Facebook  -  Núcleo Maha Vidya
                          E-mail  -  maha.vidya.yoga@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário