Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SEMINÁRIO SOBRE MEDITAÇÃO


     PALESTRANTE: 
   Shrî  Vidyacharanasampanaananda

Por isso lhe convido...

                 Certa vez desenvolvi uma pesquisa por conta própria, fundamentando-a em reunir pensamentos dos mais variados setores já manifestados nos últimos 100 (cem) anos. Foi uma maratona, através de muitos meses, para ordená-los em lotes diferenciados. No final, o resultado foi assustador, quando pude reavaliá-los e conduzi-los para um painel único, escalonando de forma lúcida, por datas, toda a enorme dimensão dos erros e acertos.
                    A primeiríssima condição que tratei, como início da pesquisa, refere-se ao fato de que, para existir dentro da malha social, o ser humano, tão logo nasça, deve ganhar um nome de batismo e registro oficial no cartório. Aos poucos, pelo direito de conviver entre seus pares, aprenderá a desigualdade na distribuição de tudo. Sua moradia, sua forma de vestir, seu consumo, suas alegrias e sua base educacional. No geral, todas as classes, de A até o D (se existir outra após o D, restará uma pergunta: está vivendo para o quê?), buscam seus complementos iniciando pelo nível de escolaridade, profissão, renda, posição social e o imposto de renda.
                        O lado assustador que a pesquisa revelou-me é que o formato do pensamento é, para a  grande  maioria, aquele de que  vivenciamos  a  vida sem  uma  autoridade que imponha respeito. Os pensamentos revestem-se de medo do perigo de uma morte violenta cometida por um "menor", fazendo a sociedade se ressentir de mais um vácuo nas funções clássicas do Estado: a ausência de justiça na criminalidade aumentando cada vez mais, e corrupção versus corruptores impunes. O pensamento desenhado para a ordem política, em qualquer estado brasileiro, envolvendo saúde, social democracia, aposentadoria e pensões, educação básica e etc. sangra a saúde mental, estagna a saúde física e, o mais relevante, o abuso crônico dos governantes quanto ao precário atendimento, de urgência e ambulatorial, da saúde pública.
                             O maior impacto ao pensamento humano foi digerir a denúncia de que um determinado governo abrigava uma sofisticada organização criminosa constituída por pessoas, em altos cargos executivos, que se estruturaram profissionalmente na prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta e as mais diversas formas de fraudes. Apesar das indignações amarguradas no pensamento, a sociedade brasileira, mais do que qualquer outra no mundo, encontra-se doente.
                     Sobre o palco da superfície das terras brasileiras ___universo da minha pesquisa___ o qual chamo de arena entorpecente, uma nação servil norteia sua existência pela insensatez que recria o ser humano num aprendiz de gente.  Como criatura social, não tem muito a oferecer a outro aprendiz, a não ser traumas, ansiedades, preocupações e conflitos; e isso norteia sua credencial de servil, insensato e aprendiz. Nosso mórbido e crônico privilegio é conviver com intensas influências manipuladoras e sermos um buscador.  Buscamos novos conhecimentos; buscamos conhecimentos para decifrar o que nos devora. Aprendiz de gente nenhum é em si mesmo uma criatura biológica passiva. É bem verdade que nadamos e mergulhamos em problemas psicológicos; nossos níveis de ansiedade diária psicossomatizam desde um simples resfriado, dores de cabeça, insônia, até mesmo uma doença auto-imune. É bem verdade que a psicologia ocidental ortodoxa lida bastante escassamente com o lado espiritual da natureza humana. Quanto a cultura, um todo ocidental optou por essa exclusão espiritual e o custo dessa supressão desenvolveu mais e mais, aos acontecimentos normais da vida, extremos fatores emocionais.
                     São, portanto, as intensas influências manipuladoras que condicionam o aprendiz de gente a ser um multiplicador de imperfeições, contradições e achismos, teorizando sua compreensão, já rasa, por meio de religiosidades caducas, esgotadas, que não fornecem experiência pessoal dos estados transcendentais. O papel fundamental das Grandes Tradições Espirituais, Indiana e Tibetana através de seus Mestres, foi, perante toda a crise emocional da humanidade, harmonizar a Mente.  Indicaram, eles, que a base da vida, mesmo com todo o da questão espiritual, repousa na Meditação.
                     A preocupação e a insegurança que gera o medo e o estresse que tipificam o dia-a-dia, quanto a reincidência em distúrbios psicossomáticos, exercem profundo impacto sobre o sistema imunológico. Se você produz comportamento social de um aprendiz de gente cronicamente zangado, a probabilidade de seu psicossomático conduzi-lo para um AVC, é grande. Todos aqueles que vivem na defensiva, sentimento de visão desconfiada, descrença, impaciência, etc., se encontram 100% vulneráveis às doenças do coração. O câncer de mama, por exemplo (e existe um amplo estudo sobre o assunto, desenvolvido pela OMS), se dá em mulheres com longa permanência na depressão. Todo aprendiz de gente que mantém atitudes "repressoras" desenvolve pressão alta, asma e tumor em regra geral.
                     Um estado mental mantendo-se no positivo só será possível quando o aprendiz de gente aprender algum método de relaxamento; freqüentemente, a Meditação traz excelentes níveis à saúde física e mental. Quando a relação de linfócitos B e linfócitos T dispara em eventos mais emocionais da vida, ela é, pela Meditação, corrigida; e o aprendiz de gente percebe que tem sua saúde sob controle. A Meditação desenvolve também a cordialidade e a confiança em si mesmo. Essa conexão social proporciona apoio permanente ao emocional, amortecendo efeitos mais severos do estresse.
                      A Meditação treina a capacidade de prestar atenção ____ em tudo. Esse aguçamento da atenção amplifica-se mais e mais, após cada auto-sensação de meditação. Quero concluir este texto reafirmando que existe ___um único meio___ para se sair de uma crise aguda, seja qual for o tamanho, e essa saída encontra-se em seu próprio cérebro. Saber quais os setores de seu cérebro você precisa ativar para um melhor funcionamento, é possível.  Quem quiser se aprofundar  nas questões que lhe conduza ao desbloqueio, não espere ajuda da ciência. Ela não possui, por princípio científico, a menor conclusão do que possa ser a alma, e os psicólogos sabem muito pouco da verdadeira natureza da mente humana; ambos ignoram esses aspectos espirituais. A mente não está no cérebro. Esse Seminário que se inicia com este corajoso discurso, formula um desafio: Trazer profundidade a sua vida, pela Meditação.


            
 Saiba, Aprenda, Saboreie, Inspire-se, Partilhe !

                              OM. TAT. SAT.



     Shrî  Vidyacharanasampanaananda


Nenhum comentário:

Postar um comentário