Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A MAIOR OBRA PRIMA DA VIDA - O YOGA Parte 2

O YOGA (do sânscrito yug, yugo=união) possui sete ramos clássicos: Hatha, Raja, Karma, Bhakti, Jnana, Mantra e Tantra Yoga, além de um elenco de outros subclássicos e é, por excelência, a disciplina que corretamente postula a união do Eu humano inferior com o Eu divino superior, mediante todo um trabalho de reequilíbrio do corpo, mente e espírito através dos asanas, pranayamas e relaxamento, atuando principalmente no ser humano ocidental em função da própria desgastante vida externa que leva.






Na cadeia ser humano- natureza-cosmos, é essencial esclarecer que, em virtude da lei da afinidade, o ser humano gravita na vida terrestre em condições e ambientes onde possa melhor corresponder a seu estado mental, emocional e físico. Tudo vai, portanto, a partir do "gancho" e estilo de vida de cada um, quanto ao direcionamento para expandir, ou não, sua contraparte somática sutil. Sem dúvida alguma, o caminho a ser seguido pelo ser humano ocidental é o caminho da individualização espiritual, ou seja, o mesmo caminho efetivamente já realizado na Índia, China, Bangkok, Tibet, Lhasa, NepaL, Darjeeling e outras já atreladas ao caminho espiritual. Porém, existe um implicador com relação ao ser humano ocidental, que é o emaranhado religioso que se opera fundamentalmente no nível do psiquismo coletivo pelo qual se abafam os questionamentos das populações. Veja bem. Qual seria a melhor maneira de segurar milhares e milhões de seres humanos insatisfeitos, senão sobrecarregando-os com culpas e castigos divinos acenando-lhes com a perda do céu e o desencontro com Jesus _____métodos que óptam _____por uma estrutura de fé demasiadamente linear no profundo fenômeno social que é a Religião? Religião que não promove a transformação interior (devido ao medo de o poder mudar de mãos), não oportunando esclarecimentos importantes. Seus padres, bispos, sacerdotes e pastores evangélicos dispõem a seus seguidores predileções mensuradas na ignorância de um caminho estéril e amplo de informações errôneas. Em momento algum buscam vastamente ampliar o potencial humano, esclarecendo-os sobre seus estados incomuns de consciência.

Maciçamente, quanto mais ignorantes forem os seres humanos, mais facilmente manipuláveis serão. Portanto, o ser humano ocidental foi externamente dividido em muitos níveis de todo um processo de transformação espiritual em cuja natureza perceptiva observa-se turbulência emocional. Haveria um colapso geral nas diferentes formas de cultura religiosa, se o cojunto da sociedade buscasse, para fora da ambigüidade religiosa, sua religação interior, sua auto-crítica, uma aguçada empatia com seu Eu maior e sua reanexação com a porção esquecida (não perdida) de si mesmo.
As perguntas são: Como o ser humano pode reparar a coisa errada que êle produziu e que está a obstruir seu caminho de crescimento interior?
Como o ser humano pode conquistar uma melhor qualidade de vida?

O mestre Djwahl Khul promove a resposta da primeira pergunta: "Se você diz estar consciente, porém com uma consciência geral sobre sua ignorância e obscuridade, isto não é suficiente; mas, se você estiver consciente dos obstáculos nos detalhes, isto então é suficiente para iniciar o reparo."
Com relação à segunda pergunta, posso esclarecer que o melhor caminho não será apenas uma academia de ginástica ou praticar um esporte regularmente. O caminho exige a necessidade de se aquietar a mente. Trazer inteira quietude para dentro da mente leva tempo. Seria um enorme erro cuidar só do físico e dissociar-se da mente.


Quanto tempo se leva, dentro dos procedimentos das etapas, para deixar um corpo "malhado", apropriadamente musculoso e saudável? Se não houve vacilações e recuos para se chegar ao objetivo de se ter um corpo bem definido, deve-se criar um esforço pessoal para se realizar o trabalho da calma para dentro da escuridão da ignorância humana.



Se você tiver medo da morte, não trabalhe sua mente. Quando assumir, pelo esforço pessoal, o trabalho do equilíbrio psíquico, é bom que seja com a mesma entrega completa como no trabalho de preparação física numa academia. Pela mesma vontade de entrega aliada a uma vontade paciente, ofereça o seu ser psíquico ao trabalho na linha clássica do Hatha Yoga. Praticá-lo em seu asana psicofísico, progressivamente, o possibilitará aquietar sua mente e abrir-se à influência divina. Então, você será um campo vital quieto e claro para a ação da força divina.
Sri Vidyacharanasampanananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário