Páginas

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

OM NAMAHA SHIVAYA... OMMM

quarta-feira, 10 de outubro de 2012




OS  PERIGOS  DE  UMA 
MENTE  DISCRIMINATIVA

 "Alargaremos nossa compreensão muitíssimo,
 se  conferirmos  as  nossas  decisões  e  as 
compararmos com as conseqüências".
                                                                            
 Helena Roerich  
  



     A mente discriminativa age aceitando ou excluindo fatos, pessoas ou objetos, segundo um processo de escolha que pode basear-se num arquivo mental de experiências, atuais ou passadas, ou movida por interesses pessoais oportunos. O perigo está presente quando, em um processo de escolhas, ocorre interferência de agregados como o egoísmo, a ambição ou equívocos nas interpretações de fatos e circunstâncias.
     Um fator  altamente  nocivo  é o medo.   Medo de perder objetos de desejo, medo de enfrentar responsabilidades e situações difíceis. Uma mente influenciada pelo medo passa a agir em processo defensivo que pode exceder  à prudência e sensatez, ficando fora de controle. Então, um ser humano movido pelo medo, em situações difíceis, cria o caos, uma bola de neve que só vai crescendo e arrastando tudo a sua volta, com conseqüências desastrosas para si mesmo e prejuízo de pessoas envolvidas.
      A  mente consciente age  através  de constante auto análise, buscando sempre um ponto de equilíbrio que favoreça a correção de equívocos provocados por maya (ilusão), evitando o erro de interpretação e, conseqüentemente, uma ação indevida provocada pelo impulso de uma emoção negativa.
    Como trabalhar a mente discriminativa? A Meditação é o indicado, por introduzir a disciplina, a auto-observação, a concentração, levando ao discernimento de uma mente mais consciente. A prática constante de Meditação vai criando o equilíbrio do ego (eu inferior) para com o Eu Superior (a parte mais profunda, o divino no ser humano), levando a mente a uma condição mais serena e centrada. Isso traz uma nova visão do mundo e de si mesmo.
       É  próprio do ser humano expressar suas emoções de forma incontrolada. Isso é característica de uma mente indisciplinada, que não sabe discernir diante de informações e impressões  que nos assediam a todo momento. Como energia que somos, vivemos e interagimos com vibrações as mais diferentes e divergentes possíveis. Essas energias agem por ressonância sobre nós; se nos identificamos com elas, as absorvemos e as expressamos, sejam boas ou más. Uma mente centrada, consciente, vai discernir e evitar uma reação negativa, podendo agir com sensatez e sabedoria. Oportunamente, informo que só nos identificamos com o que já é parte de nosso caráter e de nosso processo emocional.  A Meditação disciplinada contribui para uma mente ativa e intuitiva. Eliminar maus hábitos, pensamentos e ações negativas, é dever de todos aqueles que desejam evoluir, elevando sua vibração, e transcender a mente inferior para um estado superior de mente consciente. É preciso transgredir a mente discriminativa e desenvolver o amor incondicional a todos os seres.


   Fique atento e vigilante de si mesmo. 
Transforme-se.  Seja seu próprio mestre.

                                                          Paz Profunda!  

      ON. TAT. SAT.
                                                                       
     Taniananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário