"A VIDA SÓ TERÁ VALOR
QUANDO VOCÊ COMPREENDER
O SEU PROPÓSITO NELA"
Svamin Vidyacharanasampanaananda
OM SHANTI, SHANTI, SHANTIÍ.
Escrevo com palavras justas, meditadas, palavras verdadeiras nascidas do desapego, e falarei, como palestrante, na certeza de quem sabe.
Somos atualmente um pouco mais de seis (6) bilhões de seres humanos encarnados no mundo terrestre, ou "Salão dos passos perdidos" que é a sociedade.
Não é simples casualidade estarmos corporizados e sensorializados humanamente aqui na Mater-Terrae. Causas e efeitos constituíram-se nosso nascimento corporal. Somos alma terrenal. Tal nascimento no plano mais material deste Planeta, que esotericamente é conhecido como crucificação, requer que o ser humano refaça-se, busque sua essência divina; caso contrario, estagna sua vida. Se nossa vida é um aprendizado, a todo instante ela provocará mudanças e não passividade; o crescimento da consciência será a verdadeira biografia do ser humano.
Todos nós, aqui na superfície da Mater-Terrae, somos os produtos da nossa invisível experiência passada e dos nossos atos pensados. Não devemos nos sentir culpados pelos erros anteriormente perpetrados; todavia, culpa nos caberá se não nos esforçarmos para melhorar diante das contrastantes situações da existência humana.
Acertadamente confirmo que o tempo é o supremo mestre. Nós retornamos às nossas velhas tendências a cada novo nascimento. Que idéia imperfeita é essa que nos faz retornar e enfrentar antigos problemas num insolúvel quebra-cabeça? Um venerável mestre, Djwhal Khul, ensina que: "Para cada ser humano existe um mestre próprio".
A verdade que se encontra impressa na sabedoria espiritual utiliza-se do corpo do ser humano como janela que se mantém aberta para a alma, que nunca deforma o que os olhos do corpo vêm. Necessitamos sair da insensatez, buscando aprendizagem quanto ao que somos realmente; do contrário, seremos vítimas de nós mesmos, já que nos responsabilizamos pelo corpo que temos e, principalmente, pelos danos que causarmos.
De cada cem (100) mortes que acontecem no mundo, sessenta e três (63) não são causadas por doenças transmissíveis mas, devido ao câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. Primeiramente, essas doenças iniciam-se como reflexo de uma melancolia, baixa auto-estima, sentimento de ódio, vingança, e apatia; o ser humano vai morrendo lentamente com as frustrações e o corpo vai se desconectando dos seus chakras (centros magnéticos). Não será por mero acaso que um (1) bilhão de seres humanos encontram-se padecendo de doenças terminais; são dados que constam de um relatório da OMS ___ sobre saúde pública no mundo.
Consciência sem vontade aperfeiçoada desenvolve a insensatez humana. E essa insensatez encontra-se encobrindo a visão da verdade, afastando-nos da paz e causando danos à saúde. Se a vida é uma luta contínua entre a realidade interior e a exterior, estaremos sempre em luta com a natureza externa. Se, no entanto, formos vencidos, como já ocorre para um bilhão de pessoas, nossa existência sucumbirá.
Quando observamos com cautela cada aspecto de nosso corpo, da nossa mente, dos sentimentos e de tudo aquilo acontecido no decorrer de um só dia, seremos capazes de até predizer os padrões, as atitudes e qualidades que continuarão conosco para o resto de nossas vidas. Cuidar de nós mesmos não será tão difícil quando assumimos uma atitude aberta e disposta.
Imagine-se tendo que cuidar das necessidades de 300 pessoas. Aí sim, se poderia ter, sem dúvidas, problemas. Todavia, muitos seres humanos não aprenderam a ser responsáveis ao lidar consigo mesmo. Criamos nossos medos, ansiedades, infelicidades, que ao longo dos anos vão se transformando em obstáculos para o nosso equilíbrio e desenvolvimento interior.
A vida encontra-se em movimento e muda constantemente; um momento passa e chega outro que nunca será igual ao anterior. A todo instante o nosso corpo passa por mudanças fisiológicas e psicológicas. Quando passamos a entender o que são essas mudanças, apreciamos a vida com mais facilidade. Entretanto, quando não temos essa consciência do que está acontecendo, poderemos compreender, de repente, que a metade de nossas vidas já se foi e que realizamos pouco progresso. A negatividade atua como uma doença infecciosa; quando se está negativo, agitamos ou negativamos outras pessoas também.
Se a vida move-se sem parar, muito mais depressa __ para alguns __ tal qual um rio caudaloso, precisaremos utilizá-la muito bem a cada momento pois, só recolheremos daquilo que semearmos. Você só precisa experimentar o como profundamente é, sem ser um prisioneiro cativo na gaiola das emoções.
Busque se compreender sem as múltiplas máscaras e intervenções dos cinco sentidos.
Em nossos periódicos cursos de Meditação, evitamos toda espécie de reverência a superstições, fantasias, dogmas, religiosidade, crenças e devaneios. Estes cursos objetivam-se criar a restauração e reeducação de nós mesmos, pois, não existe outra alternativa senão abraçarmos a Verdade. E a Verdade que trabalhamos é aquela que nos enquadra em 90 (noventa) graus perante o laboratório da existência.
Aqui fico, em propósito, dignidade e inspiração interior superior.
Svamin Vidyacharanasampanaananda
OM NAMAHA SHIVAYA
Fotos do Evento
Núcleo Maha Vidya de Yoga
Yoga com Sabedoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário